quarta-feira, 24 de agosto de 2011

No olho do furacão (4) - Palavra do Especialista - Chupeta

Ainda na primeira semana em casa, percebemos que os choros do Antônio Bento começaram a ficar mais recorrentes. O simples ato de trocar a fralda mais parecida um ritual de tortura medieval. Na hora de dormir, ele demorava a pegar no sono e parecia irritado com alguma coisa. Mas o quê? A fralda estava limpa, ele estava quentinho, confortável, de barriga cheia...

-Paulo, pode falar aí no trabalho?
-Posso. Tudo bem?
-Tudo ótimo! Dei a chupeta! Ele está quietinho!
-Quer dizer que nossos problemas acabaram!?
-Paulo, é só uma chupeta.

Ao mesmo tempo que estávamos felizes em saber que a necessidade de sucção suprida cessava o choro do nosso filho e o alcalmava, ficamos preocupados em relação à chupeta. Podíamos mesmo dá-la ao nosso filho? E a arcada dentária dele? E a respiração? E se ele largasse o peito?

Antônio Bento e sua inseparável chupeta

Várias dúvidas surgiram. Antes de darmos o polêmico "bico plástico" a ele, lemos muitos artigos de especialistas que defendem o uso chupeta, mas com algumas restrições. Mas que restrições são essas?

Neste post, inauguro a "Palavra do Especialista", uma seção na qual publicarei artigos (escritos especialmente para o PAIciência) de especialistas colaboradores. E para começar, dou a palavra à Drª Camila Guimarães:

Odontologia Infantil - Posso dar Chupeta para o meu filho, Doutor?

Sinto-me honrada por poder representar a odontologia nesse cantinho tão especial. Venho acompanhando o PAIciência e me senti motivada a escrever algumas orientações para os papais e mamães sobre Saúde Bucal Infantil. Um assunto importantíssimo para o bem estar da criança e, com certeza, para a tranquilidade dos pais.

Preservar a saúde de um filho é obrigação de todo responsável e eu espero saciar todas as dúvidas referentes á odontologia infantil.

Primeiramente, quero me apresentar. Me chamo Camila Guimarães, sou dentista formada na UNIFEB, em Barretos e estou "Periodontistando" na UNESP - Araraquara. Tenho uma relação especial com os meus pacientes infantis, costumo dizer que meu consultório fica iluminado após o atendimento desses baixinhos.

Também sou responsável por um blog voltado ao público odontológico chamado "Sofá do Dentista" e a Enciclopédia Odontológica, a "OdontoPédia". Meu maior prazer é poder levar informações aos meus leitores, o conhecimento é uma das maiores virtudes do homem, e no que eu puder contribuir para a compreensão da Odontologia, farei.

A pedido do papai Paulo, hoje falarei sobre a chupeta. Um assunto um tanto polêmico na nossa área, e que só conseguimos diagnóstico e tratamento com a ajuda de vocês, papais e mamães.

O "Dar ou não dar chupeta ao meu filho?" é uma das perguntas mais ouvidas pelo dentista dos pequeninos. E a minha resposta é: "talvez". Posso explicar. Todo bebê, ao nascer, necessita praticar a sucção, ou seja, os movimentos realizados pelas estruturas orais da criança, compreendendo língua, lábios, mucosa, músculos e ossos presentes na cavidade oral, precisam ser exercitados para o desenvolvimento saudável e harmonioso da face.

O correto seria que a criança se satisfizesse no peito da mãe. Além de receber o leite materno, que é o melhor alimento para o bebê, seu filho encontrará no bico do seio a estrutura ideal para a prática da sucção. Ele estaria se alimentando e saciando sua vontade de sugar.

Porém, isso raramente acontece; na maioria das vezes, o pequeno mata a sua fome, mas não a necessidade de sugar. Para se satisfazer, a criança acaba levando a mão a boca, e chupa o dedo. 

Chupar dedo está errado, é prejudicial ao desenvolvimento facial e está em constante contato com bactérias. O correto, nessa situação, é a troca do dedo pela chupeta. Mas daí vocês me perguntam: "Então a chupeta não é prejudicial ao desenvolvimento das estruturas da face?".  Posso explicar isso também.

Não, se ela for usada com moderação e retirada na época certa. Crianças com chupetas sempre a mão vão usá-las a toda hora, em todo lugar, fazendo disso um hábito nocivo. Consequentemente, os danos serão maiores e a retirada da chupeta, mais dificultosa. 

A chupeta indicada para o seu filho é a compatível ao tamanho dele. Chupetas grandes para boquinha pequena não é o ideal, tenham bom senso quanto a isso. Eu recomendo a retirada da chupeta aos 2 anos de idade.

Faça um acompanhamento periódico com o odontopediatra, leve seu filhote ás consultas e tire todas as suas dúvidas com o dentista. Como eu disse no começo do texto, mantenha-se informado, a saúde bucal da sua criança começa em casa. 

A minha dica de hoje é dar uma espiada no blog do meu amigo Tio Dentista. O Blog do Tio é um guia completo para papais e mamães. Tenho certeza que vocês vão adorar.

http://tiodentista.com.br/

http://www.sofadodentista.com.br/

http://www.odontopedia.info/ 

Até a próxima!

7 comentários:

  1. Paulo, obrigada pela confiança e por abrir esse espaço no blog para eu postar meus conhecimentos. Agradeço todo o carinho com que me recebeu.
    Espero saciar as dúvidas dos papais leitores.
    Beijo pra você, pra mamãe e pro Antônio Bento.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo, tô sempre xeretanto por aqui e esse lance da chupeta é muito interessante. Antes do nascimento da Sofia eu dizia aos 4 ventos que ela nunca usaria...porém ela nasceu e o chororo lá em casa ficou "brabo" aí resolvemos dar a chupeta...sossego, suave...mas como a Camila mesmo citou, pretento deixar não mais que 2 anos...
    http://soumaepravaler.blogspot.com
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Qual a chance do meu consorte me apresentar um blog (estou grávida) de uma pessoa que - segundo sua esposa Ju que conheci no Projac ano passado - me odeia? ahhahahhahha

    (segundo ela, por causa do meu blog ela nunca mais entrou numa farmácia sem comprar um esmalte, ou coisa do tipo)

    parabéns pelo Antônio!

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Passei exatamente por essa situação com a minha filha, tive que me render à chupeta. Não me arrependo, mas a condicionei a usar somente pra dormir. Nos primeiros meses é mais difícil, mas quando ela já começou a entender, eu evitei oferecer a chupeta por qualquer chorinho.

    Hoje, com um ano e meio, ela já sabe que chupeta é pra dormir, quando coloca uma na boca em outro momento, dá aquela risadinha de safada, pois sabe que está fazendo coisa errada.

    Espero que dessa forma seja fácil de tirar a chupeta mais pra frente.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro quero dizer que acho simplesmente LINDO o jeito como vc escreve sobre seu filho, sua família, sua mulher... tudo!
    Dae eu leio seu blog, choro um pouquinho, sorrio.. e acho bacanérrimo.
    Mas hoje, além de tudo isso, encontrei aqui a Camila, amiga querida e profissional dedicada!
    Fiquei com um orgulho danado dela! E feliz por vcs terem "encontrado" com ela para dar essas dicas preciosas.
    Tenho gêmeos e meus pimpos chuparam chupeta moderadamente, como disse a Dra. um largou a chupeta qnd tinha 1 ano e 2m por uma estomatite, o outro eu tirei qnd tava com 1a e 10m. E até de bruxa má me chamaram! hahahaha
    Boa sorte com seu príncipe e parabéns pela família linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigado queridas! Continuem lendo o PAIcinência e recomendem! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Meninas, já ouvi histórias no consultório de mãe que trocava a chupeta por algum presente, ou falava que ia dar de presente pro papai noel, para fada madrinha, coelho da páscoa, uma até me disse que falou para o filhote que ia entregar para uma menininha carente que passava pela rua (era mentira, mas achei fofo). Devemos tomar muito cuidado pra não amedrontar o filho falando que vai dar pro homem do saco, ou senão vai ficar de castigo se não parar de chupar. Podem acreditar, já ouvi histórias assim.

    ResponderExcluir