quarta-feira, 27 de julho de 2011

A primeira ultra a gente nunca esquece

Lá estava Antônio Bento. Pequeno e agitado dentro daquela placenta inteira só pra ele. Mal sabia que seu espaço seria reduzido em questão de meses e que o mundo aqui fora é puxado que só.

Ainda um grão de arroz

A ultrassonografia é um excelente momento para o pai entender melhor o que se passa dentro da  gestante. Por mais curta que a sessão de ultra possa parecer, acompanhar esse exame é sempre sensacional e revelador! O médico dirá aos pais as condições de saúde do bebê, mostrar suas medidas, coração, morfologia e por aí vai. É como visitar o seu filho no útero de vez em quando.

Antônio Bento tirando uma soneca uterina

No primeiro exame de ultra do Antônio Bento, tentei me segurar para não chorar (pelo menos até ter a certeza de que a imagem não era da bexiga novamente). Mas quando avistei aquele pequeno corpo se mexendo naquela piscina de líquido aminiótico, as lágrimas cairam e a minha cara se transformou. Lá estava eu de boca aberta. É assim até hoje (9 meses).

-Não repare doutora. Ele chora vendo a bexiga.
-Tudo bem, tô acostumada.
-Olha lá o pé dele Ju! Você viu?
-Então, isso é o saco gestacional, vou mostrar o feto já já, ok? Ainda tô fazendo algumas medidas.
-Ahhhh, claro. Saco gestacional, eu li sobre isso.

Ouvir o coração é ponto alto das sessões. Este é o momento mais emocionante. A primeira vez a gente nunca esquece. Mais parece uma bateria de escola de samba. Rápido e forte.

Ouvir o coração é inesquecível

Até o último mês de gestação, não perdi uma ultra. Confundi muitas imagens, vocês podem imaginar.  Não me arrependo por ter dividido medidas fetais no facebook ou por ter obrigado amigos e familiares a assistirem  aos vídeos quase que abstratos. Agradeço sim a atenção de todos. Haja paciência com os pais babões, eu sei...

Infelizmente, algumas sessões de ultrassonografia são marcadas pela tensão. A chamada  ultra de translucência nucal  é bem complicada. É neste exame que realizam a medida da nuca do feto. Caso haja um acúmulo excessivo de líquido na região, o risco do bebê ter alguma má-formação ou síndrome aumenta.

Já a chamada ultra morfológica mostrará se o seu bebê é perfeito (dois braços, duas pernas, coração, coluna, cabeça...).

-Tá tudo bem doutora?
-Não estou conseguindo tirar as medidas, deixa eu bater aqui com força, quem sabe ele não vira e...
-Minha senhora, você não acha que está batendo forte demais na barriga dela não?
-Paulo, ela sabe o que tá fazendo, por favor...
-Desculpe doutora, mas é que parece a primeira surra dele. Ele tá dando piruetas aí dentro. Sou pai, né?
-Eu sei, não é agradável de ver, mas ele tá melhor que você nesse momento, relaxe.

Bons resultados nos exames de sangue e da translucência podem te deixar mais tranquilo. Porém, os médicos deixam claro que nenhum exame é 100% confiável e determinante quando o assunto é má-formação.

Agora que você terá um filho, todos aqueles conselhos e broncas dos seus pais e avós de "olha, não brinque com isso, um dia você terá um filho" vem como uma tsunami na sua cara. Você se preocupará. Não se sinta um maníaco pessimista. Faz parte.

Hoje em dia é possível ver o rosto do seu filho por meio da ultrassonografia em 3D. Preferimos não fazer. Vimos casos de pessoas que gastaram uma grana a mais (o plano não cobre) e o bebê botou a mão na frente do rosto. Como já sabíamos o sexo, pensamos em deixar pelo menos o rosto como surpresa.

De qualquer forma, é possível "ver" o rosto por meio da ultra comum. 

Quando vimos o rosto do nosso filho deitado na placenta, foi como descobrir um pouco da identidade dele. 

Começamos uma divertida missão de descobrir com quem ele se parece.

Antônio Bento deitado na placenta

É engraçado, porque fazemos isso até hoje (9 meses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário