terça-feira, 26 de julho de 2011

Ela está grávida e agora (2)?

Como ainda não inventaram o "útero portátil da General Eletric", sua mulher não escapará de uma série de mudanças corporais e psíquicas para gerar um bebê de aproximadamente 3,5kg. Aos poucos, fui tentando entender com a ajuda de pesquisas e da própria obstetra quais e como seriam essas mudanças.

*Tentar dimensionar o que se passa dentro da sua mulher é muito importante. "Tem um ser humano DENTRO dela!" é um mantra que sempre funciona quando vem aquele "diabinho" soprar no seu ouvido que sua mulher é fresca demais. Graças à ela, seu filho nascerá com olhos, dentes, pêlos, unhas, órgãos, cérebro, pernas, tudo funcionando de fábrica! É melhor recolher-nos à nossa insignificância e ajudar no que for necessário.

A metamorfose corporal é a maior delas. Os órgãos se reorganizam para o crescimento do bebê, a barriga dela estufará feito um balão, o peso alterará, a pressão também, poderá haver sangramentos, inchaços, vontade de fazer xixi, pressão pélvica, enjoos, dores lombares e por aí vai...


Vida sexual

Nos primeiros meses de gravidez, a vida sexual segue normalmente -  em alguns casos, após uma crise de  tristeza, sono e enjoo da sua mulher, ainda é possível encontrar desejo sexual. Algumas mulheres perdem  a libido por completo. Obviamente, isso varia em cada indivíduo.

Quando a barriga começar a crescer, seus "problemas" também crescerão. É difícil encontrar uma posição para o sexo - o casal aos poucos encontrará a melhor posição para não machucar a barriga dela. Pensamentos do tipo "ele está entre nós durante a transa" podem surgir. Não se sinta um demente, acontece. Seu filho começará a reagir aos estímulos exteriores como o toque, luz, sons, alimentos ingeridos - não se assuste caso ele reaja ao sexo também.

Li muito sobre o assunto e relatos mostram que boa parte dos casais acabam por suspender as atividades sexuais por uma questão de "não acharem mais pertinente". Outros seguem normalmente como se não houvesse amanhã (o que não faz mal nenhum, diga-se de passagem). A conversa é o que diferencia a gente das bactérias. Portanto, dialoguem a respeito. Ponham para fora o que ambos sentem sobre este assunto.

*É importante respeitar os sentimentos da sua mulher. Muitas mulheres não se sentem sexy durante a gravidez. Muitos homens perdem o desejo pela mulher ao ver todas aquelas mudanças. É hora de reflexão e de adaptação. Ao contrário do que muitos pensam, o relacionamento/casamento poderá crescer e ganhar força. Basta querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário